quarta-feira, 28 de novembro de 2007

História do Jornalismo

JORNALISMO NO BRASIL


O jornalismo chegou ao Brasil junto com os portugueses, questionavam a situação do Brasil em busca da sua liberdade, relatava sobre a vida dos indígenas, descreviam as paisagens aqui encontradas e discutiam sobre os demais assuntos ocorrentes da época.
Depois da tão esperada independência, a imprensa foi ganhando mais espaço e adeptos.
No período do militarismo a imprensa sofreu uma rigorosa censura, onde todo material oferecido à sociedade era antes vistoriado, tendo que estar dentro das normas exigidas pelo governo. Não podia mais haver a livre veiculação das idéias, e isso trazia medo aos que usavam dessa prática.
No governo de Getulio Vargas só quem podia veicular qualquer comunicado a sociedade eram as imprensas que estavam registradas, as demais não tinha permissão para circular o seu material.
A censura foi causa de uma grande revolta, alguns artistas usaram músicas em forma de protesto usando o duplo sentindo para distrair os militares e alertar a população para o momento em que eles passavam.
Supostamente vivemos hoje no período da “liberdade da imprensa”, assim acredita as pessoas mais alienadas, manipuladas pela mídia. Na realidade a censura continua agindo apenas, se encontra camuflada, talvez a mando do governo que se diz democrata. A maioria das empresas de comunicação não divulga tudo que sabem, escondem da sociedade alguns fatos comprometedores certamente para não ofuscar a imagem de seus superiores, das pessoas que ocupam uma posição de poder. Geralmente as empresas que divulgam os fatos como realmente acontece, acabam por ser perseguidas e se vêem obrigadas a calar. Por isso é a minoria no mundo da comunicação.
Atualmente vivemos um período onde fazemos uso de mais recursos, além da escrita, do radio, da televisão, hoje temos um veiculo bastante poderoso, a internet, que nos possibilita escrevermos tudo que pensamos e sabemos, sendo divulgado para o mundo, onde a censura é bastante dificultosa.

Nenhum comentário: