quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Oficina de leitura e escrita

ARTIGO

A margem

A desigualdade social existente no mundo separa os cidadãos gerando também o preconceito, lança os indivíduos para extrema pobreza e privilegia poucos.
A realidade da vida mostra o quanto é difícil viver. A vida é injusta e oferece à minoria a oportunidade de crescer e esquece a grande massa à margem da pobreza, em uma vida sem sonhos e de poucas conquistas.
Olhamos as grandes áreas de luxo, vemos belos apartamentos, com ambientes de laser e todo o conforto. Mas ao lado desses lugares, sempre existe a presença de favelas, morros que submetem os moradores a vida precária e sem oportunidades. Este é apenas um exemplo da desigualdade e da exclusão em que vivemos. Os seres humanos merecem respeito, ter direito a dignidade, apenas por ser gente, independente dos conceitos que lhes são apropriados ou dos seus pertences.
Nunca haverá um mundo justo se a sociedade não é justa com seus próprios integrantes. Nunca acabará a violência se não passarmos a dar oportunidade ao próximo. Nunca haverá um mundo melhor, se não conseguirmos fazer de ser humano uma pessoa realizada.
A indagação com o assunto causa aos mais conscientes a vontade de mudar a realidade, de trazer aos mais desfavorecidos o direito ao sonho, o lazer e o conhecimento.
É um problema cuja solução é um tanto utópica, mas não podemos desistir de transformar essa realidade em prol de uma sociedade mais justa e feliz.

Nenhum comentário: